O Website News Ecocídio faz menção a qualquer destruição em larga escala do meio ambiente ou à exploração de recursos não renováveis. Neste Website encontrará as principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação, a exemplo: “causar desastre ambiental de grande proporção ou produza estado de calamidade pública, destruição significativa da flora ou mortandade de animais, em decorrência de contaminação ou poluição atmosférica, hídrica ou do solo.” Fonte: SENADO FEDERAL da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, sobre o Projeto de Lei n° 2787, de 2019, que Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para tipificar o crime de ecocídio e a conduta delitiva do responsável por desastre relativo a rompimento de barragem. Consoante, estamos alinhados com a “... Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, que fornece um plano compartilhado para a paz e a prosperidade das pessoas e do planeta, agora e no futuro.”
Compartilho aqui no Website News Ecocídio, o Site do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), "uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. O CEBDS foi fundado em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros, atento às mudanças e oportunidades que a sustentabilidade trazia, principalmente a partir da Rio 92. Hoje reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento equivalente a cerca de 45% do PIB e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes". Assista a seguir ao vídeo institucional que apresenta o projeto, assim como, recomendo acessar o Canal do Youtube do CEBDS, que apresenta um excelente material de pesquisa e aprendizado.
Importante observar, que o estudo do meio ambiente, seja ele natural ou antrópico, por sua interdisciplinaridade, retrata o método científico, que consiste em observar um fenômeno natural sob condições determinadas que permitem aumentar o conhecimento que se tenha das manifestações ou leis que regem esse fenômeno; experiência e método experimental, em que se procura desenvolver produtos e preservar o meio ambiente, levando-se em conta os interesses das futuras gerações (emulação); ética (de modo absoluto), e a percepção de conjunto, quer dizer, as condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos: o homem e o meio ambiente.
“O ecocídio nos mostrará que estávamos errados. E chegará o apocalipse” Paul Kingsnorth se entregou ao ecologismo até perceber que era em vão. Nada freará a destruição do planeta causada pelo ser humano, diz. Entraremos em extinção, mas a Terra prevalecerá
Escutar Paul Kingsnorth (Worcester, Inglaterra, 1972) é devastador. Ele dedicou seus primeiros 20 anos de atividade à causa ecológica até que, por volta de 2007, percebeu que era tudo em vão: caminhamos rumo ao nosso ecocídio. Em Confessions of a Recovering Environmentalist (confissões de um ecologista sob reabilitação), ele diz que de nada adianta abraçar o ecologismo, pois este foi absorvido pelo capitalismo. A mudança climática está em marcha, a extinção das espécies avança inexoravelmente, e nós não desejamos conter esses processos. A espécie humana será extinta, afirma, e a Terra, com o passar dos anos, se regenerará. Kingsnorth se mudou há pouco para a zona rural irlandesa. Lá pôde se permitir um terreno baldio que repovoou com freixos e bétulas e onde mora com a mulher e os dois filhos. Agora está imerso num novo livro, no qual imagina como será nossa vida dentro de mil anos: muito menos gente, que — fabula Kingsnorth — viverá selvagemente. O encontro é numa franquia global no centro de Dublin, embora ele logo se desculpe: “Não conheço bem a cidade.” Nos dirigimos então a um frio estabelecimento de comida ecológica. Ele leva consigo um presente para os filhos.
O ecocídio, uma nova tipificação de crime contra o conjunto da humanidade, mas sobretudo contra o planeta, já tem uma definição jurídica, criada por uma comissão internacional de 12 juristas impulsionados pela sociedade civil. “Para os efeitos do presente Estatuto, entender-se-á por ecocídio qualquer ato ilícito ou arbitrário perpetrado com consciência de que existem grandes probabilidades de que cause danos graves que sejam extensos ou duradouros ao meio ambiente”, afirma a definição, apresentada nesta terça-feira, segundo uma tradução oferecida pela própria comissão. A ideia é que essa tipificação penal seja incorporada, como um quinto crime, ao Estatuto de Roma, que orienta o funcionamento do Tribunal Penal Internacional (TPI).
Madri - 22 JUN 2021 - 21:52Atualizado:23 JUN 2021 - 09:19 BRT
0 comentários: